Pular para o conteúdo principal

Professorar

Foto: Girly Lifestyle

...Since feeling is first
who pays any attention
to the syntax of things
will never wholly kiss you...
E E Cummings

A compreensão correta
d
e uma coisa e a má compreensão
dessa mesma coisa
não se excluem
completamente.
Kafka

Guimarães Rosa começa: professor é aquele que, de repente, aprende.

Eu vou continuando: professor é aquele que, de repente, desaprende.

Eu tenho desaprendido. Eu tenho aprendido a desaprender. E tenho aprendido a sinceramente acreditar. Que o outro aprende sim. Mas não sou eu que ensino. Somos nós que entramos em um estado de contato. E alguma coisa acontece. Uma coisa que continua. Nem sempre pra sempre. Mas continua.

É como orar. Você se entrega a uma coisa maior. E ela de repente acontece. É um estado de amor. E de alegria.

Amor pelo desconhecido. Amor pelo impossível. Sim, porque é impossível ensinar. Impossível transmitir. Mas é possível colocar em movimento. Começar. Encontrar-se com. Tocar. Tornar talvez possível. Tornar o encontro possível.

Tímido, à princípio, mas depois intenso e desatinado golpe.

Lâmina, pedra, faca, risco. Tudo isso também ensina. Isso João Cabral me contou.

Mas também a pluma ensina. O susto. O riso.

Pétala, borboleta, carícia.

Eu tenho desaprendido desde pequena. Eu tenho aprendido a desaprender desde muito tempo.

Desde quando, no pátio do colégio, eu recontava os livros que lia pros colegas que não o tinham feito. E eles tiravam notas melhores que as minhas. E eu de repente aprendia. Sabe-se lá o quê.

Desde quando, ao lado de uma amiga, eu decorava os rios da Ásia, e aprendia os primeiros acordes desse precipício delicioso que é a amizade. E os rios ficavam tão mais bonitos, então...

Desde quando, pela primeira vez, entrei em uma sala de aula como professora, suportando o olhar de muda surpresa dos alunos diante daquele cisco de gente que muito provavelmente não sabia nada.

Eles estavam certos. Eu de nada sabia. E menos ainda sei agora.

Agora que, ano após ano, tenho feito da minha vida um caminho pra esse desconhecido. Esse lugar de encontro que é a sala de aula. Esse lugar de entrega vibrátil, onde a dúvida e a incerteza campeiam firmes, a despeito da aparente serenidade científica da lei, à revelia da superfície cômoda e ordenada das nomenclaturas, das regras, da semântica.

Em algum lugar entre a episteme e a lógica, ela está. A dúvida. Em algum lugar entre a pedagogia e a clínica. Somewhere, over the rainbow. Entre o sujeito e o verbo. Entre hipóteses e teoremas. Números imaginários: os mais bonitos.

Entre trigonometria e álgebra. É lá que ela está. A incerteza. Entre hexágonos e carboidratos. Os mapas da fome. As fadas que tinham idéias. O ponto de fuga. A épura.

É dela – da dúvida - que nos alimentamos. Toda a ciência. Tudo o que chamamos de compreensão. De conhecimento. De sabedoria. E que não passa de um desejo. Um desejo de conquistar. De dar nomes. De simplesmente ter.

Mas é depois, ou no meio, desse desejo, que a desconfiança mora.

E quem, como eu, caminha nesse deserto fecundo, aprende a confiar na desconfiança. E a desconfiar das certezas.

Eu fui aprendendo a desnomear. A des-saber. A desordenar. A gostar do inclassificável, do inabordável, do inacessível.

Porque, de repente, com meus muitos (mas nem tantos) alunos, aprendi que a vida é assim mesmo. Desordenada, inumerável, imprevisível.

Imensa.

Com cada um dos meus entretantos alunos, fui descobrir que a vida dentro de uma sala de aula fica ainda maior. Mais bonita, porque mais indomesticada. Feita, tecida, preenchida e habitada por um universo todo inteiro e todo novo - construído com tudo aquilo que não sabemos.

E que, convenhamos, é muita coisa.

Comentários

Susana disse…
Obrigada Rebs, por continuar construíndo essas pontes para o encontro, para o "desaprendizado". Adoro ter essa possibilidade de estar perto de você!
Não seria este blog uma sala de aula¿(gostei desse símbolo, saiu sem querer e vai ficar. Deve ser o imprevisível, do qual você falava... hehe)
beijos!
Anônimo disse…
hoje é dia dos professores?
parabéns pra você!
Anônimo disse…
Parabéns, professora e Doutora Rebecca! Continue nos presenteando com sua inteligência e sensibilidade, o seu blog fala por si! Beijos!
que bonito post.
eu, que penso ser professor universitário em breve (seguindo os passos da amada) acabo de reforçar a idéia.
Anônimo disse…
Oi,
Vim parar direto aqui, através do seu comentário lá no post da Mary W. Lindo mesmo que você escreveu e começando com um dos mestres, o Guimarães. Vou vir mais vezes ok?
sayonara
Madoka
Anônimo disse…
Oi Reb. Concordo com vc, totalmente: é pôr em movimento! Aprendendo e desaprendendo e caminhando.
Beijos,
Clau
Anônimo disse…
Oie...
Que lindo seu texto. Tbm sou professora e tenho dentrod e mim esse pouco do desaprender diário. Amei seu texto, achei lindo mesmo. Tbm escrevi algo no meu; não tão lindo como o seu post... e tbm deixei seu link no meu blog, afinal fiquei encantada com td que li aqui.
beijos
Andy disse…
Ai, Rebequinha! O ensinar e o aprender estão mesmo “over the rainbow”, entre as pontes de hidrogênio e o volume do cone de altura H e raio 3,14 mm, entre as caixa de lápis de cor e as nuvens que mudam incessantemente suas formas no céu, entre o movimento retilínio uniforme da bolinha e o movimento alterado, combaleante, arritimado e sôfrego do meu coração quando leio seu blog. Eu estou desaprendendo sempre. Entro no edifícios pelas portas dos fundos, calço meias de pares diferentes, derramo mostarda na roupa, perco o ponto de parada do ônibus porque achei lindo ver uma arvore despudoradamente nua, completamente sem folhas, nesse inverno que se inicia a -3˚C. Beijos...André
Unknown disse…
Obrigada, Su, Paulo, Denise!
Adoro quando vcs vêm por aqui! Presenças tão queridas e tão bem vindas...

André, estou torcendo pra vc! Essa carreira é tão bonita... cheia de percalços, né, mas qual não é?

Madoka, volte sempre mesmo! ; )

E Clau, vc foi uma de minhas mestres, vc sabe, né?!

Vanesa, obrigada pelos elogios e pelo carinho! Depois vou lá te visitar na sua "casinha blogueira"... rsrsrsrs!

E André, querido, só o que não aprendo mesmo é a viver sem você... que saudades...
Vc é que é over the rainbow!!!

Postagens mais visitadas deste blog

...

"Por esses longes todos eu passei, com pessoa minha no meu lado, a gente se querendo bem. O senhor sabe? Já tenteou sofrido o ar que é saudade? Diz-se que tem saudade de idéia e saudade de coração... Ah." Guimarães Rosa (GSV)

Como fazer seu amor amar você em 12 lições...

Foto de MicroAbi 1: Roube umas estrelas pra ele. Amores amam estrelas. 2: Quando for entregar as estrelas, não se esqueça de embrulhá-las em papel de seda azul. O dourado delas vai ficar todo encantado. 3: Quando for suspirar, prenda a respiração por 7 segundos exatos. E envie durante esses 7 segundos 7 trilhões de saudades para o coração delicado do seu amor. 4: Quando acordar, feche os olhos do sonho com um beijo de boa noite. Sempre funciona. 5: Ande de olhos fechados pelo território do segredo. Se você não resistir e abri-los, finja que não é com você. 6: Quando for dormir, cumprimente seus sonhos entusiasticamente. Afinal, são eles os responsáveis pela movimentação inteira da terra em torno do seu amor. 7: Leve sempre pão e vinho para seu amor. Não o deixe perecer por falta de alento. Nem por falta de alegrias. 8: Toque seu amor com dedos de orvalho e de tempestade. A luminescência convém com a paixão. 9: Ao olhar para ele, cubra-o de calafrios. A pele é sempre nova para suavidad

Fazendo o balanço...

Em 2007, eu... Fiz novos amigos. Fiz o que pude pra guardar um tempinho para os velhos amigos, tão queridos... mas nem sempre consegui. Trabalhei bastante, mas sonhei ainda mais... Talvez demais. Tive pesadelos, mas acordei com alguém do meu lado... Senti muita falta da minha mãe. E mais ainda do meu pai. Falei a verdade. E me arrependi. Às vezes menti... Redescobri a Edith Piaf... e aprendi mais sobre arrependimentos. Tive muito medo, mas me socorreram a tempo... Saí da natação (mas pretendo voltar, juro!)... E engordei um pouco (eufemismos sempre são úteis). Vi dezenas (ou seriam centenas?) de filmes ótimos... E outros nem tanto... Vi duas peças magníficas! Rubros ... e Atrás dos Olhos das Meninas Sérias (se elas aparecerem em cartaz, corram pra lá!). Perdi a paciência... inúmeras vezes... Chorei de desespero... Mas me acalmei depois. Chorei de alegria - algumas vezes. Descobri o maravilhoso mundo encantado dos blogs... Descobri que toda vez que eu descubro algo novo, eu fico deslu