Pular para o conteúdo principal

Sem meio termo

Foto de Olinwena

Tornar imprevisível a palavra não será uma aprendizagem de liberdade?
Gaston Bachelard


É por isso que tomo a palavra manhã, e faço dela um sopro de matizes audazes e matreiros. Deliciosos.

É por isso que estendo a palavra ímã, e me afogo nela como num ventre gelado e fútil, como num sonho, como num cedro. Como num vértice.

É por isso que pretendo que essa cor, a teerã, é tão ou menos feroz do que a do descompasso, do que a da lágrima vencida. Da sinapse venturosa. Do vício.

É portanto essa quimera, a verborrágica, que não se finda, nem se vulga, nem se cala. Nem bem nervosa, nem sempre estropiada. Ou fílmica. Nem quando estou triste ou puta da vida. Nem quando estou sem medo. Quase findo.

É meio estrábica, meio barroca, meio silábica, meio travessa. Meio um pouco disso tudo. Coitada.

Química de venenos e verdugos. Desconexa.

Chave de cadeia, mel de reminiscências, mistura insalubre e selvagem. Doses, poliedros, semáforos, desocupâncias. Degenerescências e candelabros.

Exércitos amarelos. Doses homeopáticas de um verbo esquivo e vibrátil..
Como tudo o que não faz sentido,
e é muito mais bonito...

Comentários

Van disse…
Oi...
Adoro ler seus textos. Sempre venho aqui e silenciosamente leio tudo com um um delicioso prazer. Coloquei um link teu no meu blog e agora meus amigos tbm saberão que gosto de ler vc.
Bjs
http://vem-prosear.blogspot.com
esdras aurélio disse…
rs. meu comentário se metamorfoseia no comentário da "vany".dejavú. já que eu sempre venho. visito. saboreio seus textos. suas palavras me atravessam. e apesar de idiossincrásico, é quase que verbal o que eu sinto. mas enfim, deixo pra sua subjetividade. de qualquer forma, deixo um bjo pra ti.
Anônimo disse…
Oi, Beckynha, esse seu último post foi de prender a respiração de tão maravilhoso! Parece que ele pulsa na sua página, como uma artéria aberta. Continue visceral e se superando a cada postagem, eu amo a falta de hipocrisia de escrever poesia sem versos arranjados... Bjs!
Anônimo disse…
aprecio poeticamente a palavra "estropiada"

bjos
Clau
Unknown disse…
Vany e Esdras/Aurélio, que bom que vcs resolveram "aparecer". Uma das melhores coisas do blog são os encontros que se fazem nesse espaço de comentários... E Vany, dps vou lá te visitar tb.

Denise, não sei se foi muito visceral, não, acho que esse último foi mais "cerebral" mesmo, verbal, como diz o Esdras, meio cenográfico, talvez... Se bem que minha relação com as palavras é tão ambígua que as coisas acabaram se misturando... como normalmente acontece, aliás... bom, não faz muito sentido mesmo, o sentido quem dá são vocês... : )

E Clau, tb gosto muito dessa palavra. Ela é forte e engraçada ao mesmo tempo, quase um chiste, meio irônico, meio sério, não acha?

Postagens mais visitadas deste blog

Fazendo o balanço...

Em 2007, eu... Fiz novos amigos. Fiz o que pude pra guardar um tempinho para os velhos amigos, tão queridos... mas nem sempre consegui. Trabalhei bastante, mas sonhei ainda mais... Talvez demais. Tive pesadelos, mas acordei com alguém do meu lado... Senti muita falta da minha mãe. E mais ainda do meu pai. Falei a verdade. E me arrependi. Às vezes menti... Redescobri a Edith Piaf... e aprendi mais sobre arrependimentos. Tive muito medo, mas me socorreram a tempo... Saí da natação (mas pretendo voltar, juro!)... E engordei um pouco (eufemismos sempre são úteis). Vi dezenas (ou seriam centenas?) de filmes ótimos... E outros nem tanto... Vi duas peças magníficas! Rubros ... e Atrás dos Olhos das Meninas Sérias (se elas aparecerem em cartaz, corram pra lá!). Perdi a paciência... inúmeras vezes... Chorei de desespero... Mas me acalmei depois. Chorei de alegria - algumas vezes. Descobri o maravilhoso mundo encantado dos blogs... Descobri que toda vez que eu descubro algo novo, eu fico deslu

...

"Por esses longes todos eu passei, com pessoa minha no meu lado, a gente se querendo bem. O senhor sabe? Já tenteou sofrido o ar que é saudade? Diz-se que tem saudade de idéia e saudade de coração... Ah." Guimarães Rosa (GSV)

À maneira de Ulrica

Para Silk... Sobre ela, pouco se podia dizer. Dizia-se de sua pele comovente, expansiva em forças. Explosiva ternura. Dizia-se de sua beleza. De seus girassóis. Leveza vibrátil e ardente, tocada pelo fogo, marcada por seu inexaurível mistério. Dizia-se de sua febril intensidade. Seus olhos. Ardorosa meditação sobre a alegria. Dizia-se de sua vibração aquática, humores e fluidos em infatigável doçura. Dizia-se de sua proximidade com os ventos. De sua liberdade cantante de moça do ar. Dizia-se de sua densidade terrestre. Da disposição para o encanto. Das exigências do corpo. Das pernas. Falava-se, sempre e sempre, acerca da conformação sutil de seus quatro elementos. Caleidoscópicos. Sutis neblinares de tímida e rutilante orquestração. Dizia-se que era criança e mulher. E que podia ser encantadoramente nossa em certas noites de lua cheia. Ou quando do encontro de certos tipos de amuletos. E de suspensórios. E mais não se podia dizer. Porque seria sempre muito pouco. Para saber mais sobr