Pular para o conteúdo principal

Ouro de mina

De herança herdada, boca, olhos, pele, estatura, sou uma parte e um todo. Indecifrável. De herança transmitida, fala, olhar, tensão, postura, sou artesã rebelde e rouca, cada dia uma parte, cada dia um todo, cada dia um parto. Rasurável.

Herdei olhos claros, mas recuso sua tristeza, mãe. Sua melancolia. Herdei dedos longos, mas os meus procuram mais as carícias. Eu tenho fome, pai, por isso rejeito sua herança de ferro, de contenção, de controle. Herdei lábios finos, mas falo por eles como quem sofre, e pede, e recusa a morte, o tempo que acaba, a reserva. Tenho-os ávidos, loucos, irascíveis, intermináveis. Indivisos.

Sou pequenina de um modo estranho, porque me sinto breve sobre a terra interminável do tempo. Meu corpo se espalha, lúcido e livre, sobre tormentosas fronteiras. São histórias inacabáveis, que me alongam desde o nordeste, de onde vim, e me expandem em sulistas memórias - frio, deserto, tempestades. Nascimentos.

Herdei o mar e sua vastitude. Herdei a planície de araucárias. Mas desde sempre eu sou daqui. E de agora. De um agora mineiro que é sempre fundo e leve, que é mistério e destino. Gerais. E particulares obras.

Não herdei a parcimônia de minha mãe. Mas sua loucura. E sou generosa como meu pai. Mas mais arrogante. Herdei a alma medrosa, e o pensamento rápido. Dos dois. Mas passo os dias fugindo desse peso. E dessa velocidade.

Herdei sua fala, sua miséria, seu acalanto. Herdei seu medo da morte, sua violência, seu carisma. Herdei deles o que nem eles tinham, e o que nem estava inteiro. Herdei deles o que me espanta e comove. O que me redime. O que me estraçalha.

Herdei seu corpo e sua luminescência. Sua pele, seu sangue, seu sistema. Os livros, as músicas, os parentes. Alguns desejos, alguns critérios. Algumas sementes.

E um jeito, eu acho, meio enviesado, de olhar pra sempre.
!!! A inspiração para esse post veio daqui e daqui.

Comentários

Anônimo disse…
minha herança é indizível.
a não ser a pressão alta, que herdei do meu pai.
Anônimo disse…
MA-VA-VI-LHO-SO !!!! Rebecca, venha de onde vier sua inspiração, suas heranças geneticas, psicologicas, sentimentais, emocionais, dão a ela uma caracteristica unica, que voce traduz e nos presenteia em textos tão lindos, delicados... Um milhão de vezes parabéns. Sua fã, Kátia.
Anônimo disse…
Muito, muito bonito.
Parabéns!

Beijo.
Unknown disse…
Paulo, vc fez um poema, sabia?

Kátia, obrigada... fico até sem graça com os elogios, mas gosto... rsrsrsrs!

E j., fico feliz de vc ter gostado... volte mais, viu?
minas vindas da mesma fonte de ouro e o verbo herdado do tesouro interior. Pois mineiro cava fundo o mineral da sua transcendência.
mto legal a poética por aqui.
Unknown disse…
Obrigada, Vinícius! Volte sempre, viu?

Postagens mais visitadas deste blog

É isso aí...

O amor é feito de quedas e sustos, de espanto e de silêncios, de trajetórias estranhas e fomes diversas. O amor é feito de cobre. Dura muito, mas muda de cor com o tempo. O amor é feito de pedras aladas, de tristezas ocultas, de sílabas desconexas. O amor é feito de escolhas. Mas algumas dessas escolhas são fatais. Ou fatídicas. O amor às vezes não existe. É feito rio correndo: tem suavidade e orgulho, mas carrega areia e dejetos. O amor também é feito de vento e de geografias. De lutas e reentrâncias. O amor é feito de sede. E de febres.

Como fazer seu amor amar você em 12 lições...

Foto de MicroAbi 1: Roube umas estrelas pra ele. Amores amam estrelas. 2: Quando for entregar as estrelas, não se esqueça de embrulhá-las em papel de seda azul. O dourado delas vai ficar todo encantado. 3: Quando for suspirar, prenda a respiração por 7 segundos exatos. E envie durante esses 7 segundos 7 trilhões de saudades para o coração delicado do seu amor. 4: Quando acordar, feche os olhos do sonho com um beijo de boa noite. Sempre funciona. 5: Ande de olhos fechados pelo território do segredo. Se você não resistir e abri-los, finja que não é com você. 6: Quando for dormir, cumprimente seus sonhos entusiasticamente. Afinal, são eles os responsáveis pela movimentação inteira da terra em torno do seu amor. 7: Leve sempre pão e vinho para seu amor. Não o deixe perecer por falta de alento. Nem por falta de alegrias. 8: Toque seu amor com dedos de orvalho e de tempestade. A luminescência convém com a paixão. 9: Ao olhar para ele, cubra-o de calafrios. A pele é sempre nova para suavidad...

Da educação

Quando encontramos uma pessoal “mal educada” por aí, normalmente pensamos na falta de educação familiar (também conhecida popularmente como “pai e mãe”). Também é comum, quando conhecemos a família da pessoa em questão (e reconhecemos que a falta não vem dali), que pensemos na educação escolar propriamente dita, e nas possíveis lacunas que essa (má) educação possa ter infligido ao indivíduo mal educado em questão. Às vezes pensamos nas duas coisas, mas raramente pensamos em um “terceiro” fator, que é, do tripé educacional, o mais complexo: o fator cultural. Todos nós conhecemos, afinal, pessoas muito (ou bastante) letradas, educadas em escolas reconhecidas, ou de referência, com famílias também educadas e pais igualmente bem “formados”, que são, sabe lá Deus por que, verdadeiros colossos de ignorância, falta de sensibilidade para com o próximo e civilidade tacanha, se não inexistente. Também não é difícil encontrar o contrário, pessoas que, mesmo sem ter recebido da es...