Pular para o conteúdo principal

A mulher azul

Montagem a partir de fotos de Federico Erra
[Sugestão de Anne Gusmão]


Uma mulher azul caminha. O universo está restrito. Ela foge. Eu fujo, na iminência inconteste do texto. A mulher azul tem pernas e anda, descontente e absorta. Sua pele, no entanto, deflora. Gestos contidos e olhos estertorados.
O céu da sua cor, as águas, o vento. Nada te barra, tudo te agita. Isso é o que te move, em silêncio de astro. Você anda, seu hábito alucina.
Vendo-a de lado, eu apavoro o gesto. Sinto-me invadida por pequenas luzes. Tudo é muito e muito pouco agora. Mas meus mortos espreitam a sombra e o susto. Louca, sua sombra vaga, azúlacea e anômala, verte seu tino. Eu, desabusada e absurda, ouso escrever esse desarvorado segredo.
O acaso, pai de todos os artistas, inventou seu nome, sua cor, seu ritmo. Escrevo-te, mulher azul, sua ruína. Visto seu uniforme e espero seu turno acabar. Depois dele, começa minha escrita. Quando você saltar do ônibus, e percorrer a pé suas ruas e excrescências, eu lá estarei pra te contaminar em febre. Pra te ruminar no escuro. Suas dores, seus espasmos, seus filhos golpeando a noite. Sim, porque você está morrendo.
Você morre aos poucos. Azul e tímida. E a brisa única é a que o seu odor exala: poderes amargos e uma dor já extinta.
No espaço vazio, tal qual um rato, espreitarei seu último sopro, seu derradeiro espinho.
No tempo acumulado, tal qual um mito, pousarei então no hiato do texto.
E nada mais direi. Porque você já terá ido.

Comentários

Carol Pitta disse…
Parabéns pelos textos...

são poéticos e de um lirismo encantador


Meu beijo!
Unknown disse…
Obrigada, Carol!

Fico muito feliz que tenha gostado.

"Encantador" é uma de minhas palavras prediletas...
Anônimo disse…
Oi Rebecca! Cheguei no teu blog pela Lu. Simplesmente adorei os textos (especialmente o "Teoria do Encontro I"), parabéns!
Depois volto com mais calma. Beijos!
Su
Anônimo disse…
Rebecca, adorei. Lindo demais. Beijos
K disse…
Eu também gosto da palavra encantador.E também gosto de azul, não apenas da cor em si mas da palavra e suas nuances.

Muitos beijos
lu disse…
sabe...
"mulher azul" me lembra a rebecca romjin (não lembro como escreve esse sobrenome dela) no filme dos homens queijo, quer dizer, dos mutantes.
bem lindo esse texto. eu já sou freguesa aqui...
Unknown disse…
Su, Nalu, obrigada!

E K., o azul é realmente uma cor magnífica... e a palavra também tem uma sonoridade... adoro.

E Lu, a mutante azul é minha personagem predileta... aquelas escamas... rsrsrsrsrs!
Anônimo disse…
mulher azul, cor de hematoma, de sangue pisado

Postagens mais visitadas deste blog

Fazendo o balanço...

Em 2007, eu... Fiz novos amigos. Fiz o que pude pra guardar um tempinho para os velhos amigos, tão queridos... mas nem sempre consegui. Trabalhei bastante, mas sonhei ainda mais... Talvez demais. Tive pesadelos, mas acordei com alguém do meu lado... Senti muita falta da minha mãe. E mais ainda do meu pai. Falei a verdade. E me arrependi. Às vezes menti... Redescobri a Edith Piaf... e aprendi mais sobre arrependimentos. Tive muito medo, mas me socorreram a tempo... Saí da natação (mas pretendo voltar, juro!)... E engordei um pouco (eufemismos sempre são úteis). Vi dezenas (ou seriam centenas?) de filmes ótimos... E outros nem tanto... Vi duas peças magníficas! Rubros ... e Atrás dos Olhos das Meninas Sérias (se elas aparecerem em cartaz, corram pra lá!). Perdi a paciência... inúmeras vezes... Chorei de desespero... Mas me acalmei depois. Chorei de alegria - algumas vezes. Descobri o maravilhoso mundo encantado dos blogs... Descobri que toda vez que eu descubro algo novo, eu fico deslu

...

"Por esses longes todos eu passei, com pessoa minha no meu lado, a gente se querendo bem. O senhor sabe? Já tenteou sofrido o ar que é saudade? Diz-se que tem saudade de idéia e saudade de coração... Ah." Guimarães Rosa (GSV)

À maneira de Ulrica

Para Silk... Sobre ela, pouco se podia dizer. Dizia-se de sua pele comovente, expansiva em forças. Explosiva ternura. Dizia-se de sua beleza. De seus girassóis. Leveza vibrátil e ardente, tocada pelo fogo, marcada por seu inexaurível mistério. Dizia-se de sua febril intensidade. Seus olhos. Ardorosa meditação sobre a alegria. Dizia-se de sua vibração aquática, humores e fluidos em infatigável doçura. Dizia-se de sua proximidade com os ventos. De sua liberdade cantante de moça do ar. Dizia-se de sua densidade terrestre. Da disposição para o encanto. Das exigências do corpo. Das pernas. Falava-se, sempre e sempre, acerca da conformação sutil de seus quatro elementos. Caleidoscópicos. Sutis neblinares de tímida e rutilante orquestração. Dizia-se que era criança e mulher. E que podia ser encantadoramente nossa em certas noites de lua cheia. Ou quando do encontro de certos tipos de amuletos. E de suspensórios. E mais não se podia dizer. Porque seria sempre muito pouco. Para saber mais sobr