Pular para o conteúdo principal

Teoria do Encontro I

O encontro é um desassossego. Inevitável.
Na confusão de olhares e gestos - um sempre escapa. Ilimitado.
O encontro é desavisado e inóspito. Inatingível.
Entre duas coisas, uma ponte se faz em desmedida e risco. E rapidamente some. Abrupta e leve como uma concha, como um grito, como um pássaro em queda.
Entre dois corpos, Eros desenha e destina desatinos. Nem sempre é fácil, nem sempre é fluido. Mas é sempre impressionante. Cuspe, suor, esperma, mijo, medo, nada. Músculos.
O encontro é de fazer sentido. Mas não faz. O encontro é de fazer navios. Às vezes cria desertos. Às vezes funde alegrias.
O encontro é no íntimo dentro, mas só acontece quando o fora se abre, inesperado. Como uma boca aberta.
Tudo isso pode trazer o encontro. Uma dúvida que você nunca teve. Um espelho que de repente se move. Um carro que se afasta. Uma turbulência. Um elogio. Um golpe. Tudo isso pode trazer o encontro. Consigo mesmo. E com o outro. Com o outro de mim. Com o outro do outro. Com o outro do Nós.
O outro do Nós é o inverso do atado. É o fio liso esticado em linha. O encontro apenas impossível, mas já desejado. O outro do Nós não é o número 2. É o número 1. O vôo.
Mas o outro do um não é o outro. É ele mesmo. Só que em estado de susto. Ou de espera.
O avesso do encontro não é o desencontro. É a apatia. E a sujeição.
O encontro não é ruim ou bom. É um presente. Não reúne ou solidifica. Espanta e move.
O encontro nunca aconteceu ou vai acontecer. Ele acontece.
O encontro não é da ordem do sim ou do não, do positivo ou do negativo, do sal ou do açúcar, da xícara ou do copo.
O encontro é da ordem do oblíquo. Do silêncio rumoroso das estações e aeroportos. Da impermanência do destino. Da possibilidade impossível da morte.
Todo encontro é sempre com ela. Fatal.
Todo encontro é sempre com a vida.

Comentários

lu disse…
ah, que lindo esse texto.
aguardo o desenvolvimento e a conclusão ;]
beijinhos
Anônimo disse…
"todo encontro é sempre com a vida..."
com a morte, basta um!
Unknown disse…
Obrigada, Lu! O desenvolvimento eu estou providenciando... mas a conclusão é impossível... rsrsrsrsr!

E Paulo, sempre há a opção de jogar xadrez com a dita cuja, né?!
Mas dizem que ela rouba muito...
FlorDoMedo disse…
Fantástico!
Encontros são essenciais...


=)
Anônimo disse…
Esse texto está ótimo para ser lido no encontro do Spa de amanhã!!! Beijos e até lá!
Anônimo disse…
Olá Rebecca,

Seu comentário sobre o post "Catarse..." foi simplesmente primoroso, o que passa a não ser surpresa uma vez que se conhece o seu blog e não se consegue para de ler seus deliciosos textos. Realmente você proporciona um verdadeiro oásis nessa aridez de intelecção das diversas dimensões e intenções de um texto.

Parabéns e obrigada por sua visita em nosso espaço e, agora que aprendemos o caminho para o seu blog, tenha certeza de que as visitas serão recíprocas.

Grande abraço.
BF.
Anônimo disse…
Encontro é tão importante. É só pensar nas palavras em inglês e francês que significam encontro. Eu adoro: rendez-vous.

Beijocas,

Clau
Unknown disse…
Flor do medo (adorei esse apelido...), são essenciais, mesmo... vou continuar nesse tema... aliás, acho que nunca saí desse tema.

Denise, acabamos esquecendo, né? Mas o encontro foi bom mesmo assim... A Clarice não pode ter concorrentes... rsrsrs!

BF, suas visitas serão sempre bem vindas. E agora que descobri seu blog, não saio mais de lá!

E Clau, adoro te encontrar por aqui... já que não dá pra ser de outra forma, né?! : )
Carol Pitta disse…
O blog está demais!

"O encontro é um desassossego. Inevitável."

Palavras exatas! Parabéns!

Postagens mais visitadas deste blog

Fazendo o balanço...

Em 2007, eu... Fiz novos amigos. Fiz o que pude pra guardar um tempinho para os velhos amigos, tão queridos... mas nem sempre consegui. Trabalhei bastante, mas sonhei ainda mais... Talvez demais. Tive pesadelos, mas acordei com alguém do meu lado... Senti muita falta da minha mãe. E mais ainda do meu pai. Falei a verdade. E me arrependi. Às vezes menti... Redescobri a Edith Piaf... e aprendi mais sobre arrependimentos. Tive muito medo, mas me socorreram a tempo... Saí da natação (mas pretendo voltar, juro!)... E engordei um pouco (eufemismos sempre são úteis). Vi dezenas (ou seriam centenas?) de filmes ótimos... E outros nem tanto... Vi duas peças magníficas! Rubros ... e Atrás dos Olhos das Meninas Sérias (se elas aparecerem em cartaz, corram pra lá!). Perdi a paciência... inúmeras vezes... Chorei de desespero... Mas me acalmei depois. Chorei de alegria - algumas vezes. Descobri o maravilhoso mundo encantado dos blogs... Descobri que toda vez que eu descubro algo novo, eu fico deslu

...

"Por esses longes todos eu passei, com pessoa minha no meu lado, a gente se querendo bem. O senhor sabe? Já tenteou sofrido o ar que é saudade? Diz-se que tem saudade de idéia e saudade de coração... Ah." Guimarães Rosa (GSV)

À maneira de Ulrica

Para Silk... Sobre ela, pouco se podia dizer. Dizia-se de sua pele comovente, expansiva em forças. Explosiva ternura. Dizia-se de sua beleza. De seus girassóis. Leveza vibrátil e ardente, tocada pelo fogo, marcada por seu inexaurível mistério. Dizia-se de sua febril intensidade. Seus olhos. Ardorosa meditação sobre a alegria. Dizia-se de sua vibração aquática, humores e fluidos em infatigável doçura. Dizia-se de sua proximidade com os ventos. De sua liberdade cantante de moça do ar. Dizia-se de sua densidade terrestre. Da disposição para o encanto. Das exigências do corpo. Das pernas. Falava-se, sempre e sempre, acerca da conformação sutil de seus quatro elementos. Caleidoscópicos. Sutis neblinares de tímida e rutilante orquestração. Dizia-se que era criança e mulher. E que podia ser encantadoramente nossa em certas noites de lua cheia. Ou quando do encontro de certos tipos de amuletos. E de suspensórios. E mais não se podia dizer. Porque seria sempre muito pouco. Para saber mais sobr