26.11.07

Desafio - Fale sobre "si mesmo" como se fosse um outro...

Tenho visto muitos desafios entre blogs. Sendo assim, como nunca fui convidada para desafio nenhum, tal qual a bruxa da Bela Adormecida, resolvi fazer meu próprio e particular desafio, convidando meus blogs prediletos a participar. O desafio em questão, como os que leram o título já viram, é tentar exercitar o que, lá nos estudos literários, chamamos de "despersonalização".
Então. Como falar de si mesmo é bem difícil, e como o blog se relaciona com esse "eu" desconhecido de forma ainda desconhecida e talvez perigosa (Ai, Narciso...), desafio meus colegas blogueiros (listados abaixo) a falar, não de si, mas de seus próprios blogs, como se outros fossem, como se tivessem encontrado o próprio blog por aí e quisessem falar (mal ou bem) dele para os seus digníssimos leitores.
Os objetivos desse desafio ainda não estão totalmente claros pra mim, mas creio que eles passam pelo nobre desejo de auto-conhecimento e aguda reflexão sobre os limites da auto-crítica (ainda mais pública) até alcançar o nem tão nobre desejo de auto-promoção conquistada graças a uma boa estratégia de marquetchim (ao modo de LFV).
Enfim, a lista dos convidados está no final. Quem quiser encarar, que encare. Quem quiser afinar, que afine... (brincadeirinha de bruxa má...)
Mas antes, segue o meu exercício, logicamente...
Encontrei, nas minhas andanças por aí, um blog que talvez possa angariar alguma simpatia do público, se não graças à qualidade dos textos, pelo menos graças à escolha do seu conteúdo geral - a literatura.
O Umas e Outras não é um blog "sobre ficção", ou sobre literatura, é antes um espaço onde a autora/proprietária do blog publica "exercícios" literários que, se não são de todo excelentes, também não são assim tão terríveis.
Evidentemente, o fato de trilhar um "caminho intermediário" entre aqueles que, de tão covardes, escrevem deliciosamente mal, e aqueles que, de tão corajosos, escrevem dolorosamente bem, pode levar o dito cujo blog a privar, tal como o finado Cubas, da estima dos graves e do amor dos frívolos (o que não chega a ser um problema), mas pode também levá-lo a se aproximar dos difíceis campos da banalidade cuidadosa e do formalismo entorpecido, o que será talvez triste, mas não necessariamente trágico.
No entanto, como ainda vimos pouco, esperemos que, de todos os defeitos, ele pelo menos não seja um blog inofensivo, desses que passam sem fazer alguma cócega, seja de melancolia ou de pavor. Minha sugestão é de que ele seja lido, a despeito de suas limitações, depois tratemos das críticas.
Bom, terminado o meu desafio a mim própria, segue a temida lista dos desafiados!
  1. Martina (a Martina é a única que pode desenhar em vez de escrever... e sem protestos!)
Boa sorte a todos!

9 comentários:

martina disse...

oba!
é claro que eu vou desenhar, né... hehehe. eu nem sei escrever!
brigada pelo convite!
desfio aceito.
beijos

Matatas disse...

– Matias, tenho um desafio...

– Ah, um duelo! Um homenzinho de estatura mediana, trajando um fraque, segurando uma caixa contendo armas, antigas e bem-cuidadas, azul-metálico na luz difusa de uma manhã inglesa, chuvosa e fria. Cada um dos dez passos na grama úmida fazendo com que a barra da minha calça grude, molhada à minha canela.

– Matias, é um desafio de escrever sobre seu blog.

Um "Ten" entediado do mediador para o tempo. Virar em câmera lenta, cada fração de segundo durando horas. A mente voando, "Será meu último segundo de vida? Será o último sopro de ar do meu corpo?"

– É só escrever uns 3 parágrafos e publicar...

– A morte chega, sorrateiramente, antes do disparo. Não sabe quem vai levar, mas não voltará de mãos vazias. Estou preparado Desafio aceito, m'lady.

– Ótimo, então escreva logo.

Tainah disse...

Dona Becca pediu, eu atendo. Tô com saudade de ti, viu? Quando fizer a descrição eu aviso.


Beijo querida!

Fábio Cipriani disse...

Feito!

Daniel Toledo disse...

pode deixar: tardo mas não falho.

martina disse...

eu fiz, já faz uns 10 dias. mas ainda nao consegui escanear. ugh, vai ficar pro ano que vem eu acho.... :S
como eu faco?
mando pra ti, ou publico no meu blog?

Daniel Toledo disse...

pronto, está lá.
muito obrigado pelo convite!

martina disse...

tá lá.
beijos

Anônimo disse...

Your blog keeps getting better and better! Your older articles are not as good as newer ones you have a lot more creativity and originality now keep it up!