Pular para o conteúdo principal

A fada e a ponte.

Eu me transformo. Eu me transformo. Há muitos anos que não existo. Mas isso não chega a ser um problema. É um problema pra você? Espero que não.

Ainda agora cheguei da missa. Rezei muito e orei pelos que me afligiram. Como Jesus. Como Jesus. Deixei por lá meu sangue, meu corpo, minhas roupas vulgares, minha mensagem de fé. Mas não, não tenho fé. Só desprezo e perdão. Eles não sabem o que fazem, mas eu os desprezo mesmo assim. Tenho marcas, tenho lanças, tenho sede, tenho chagas. Como Jesus. Mas eu me transformo e agüento. Dura, firme, espessa. Apenas a cabeça pendente. As mãos amarradas na ponte. As pernas ostensivamente abertas. Como um Deus de saias. Como um deus que fosse só medo e horror. Isso é um problema pra você? Espero que não.

Cristo é bonito. Só ele me olha direito. Sem desejo, sem poder. Eu me transformo aos poucos nessa doçura que espanta, nesse ingênuo esboço de homem. Cristo nunca foi homem completo, isso só eu é que sei. Se fosse, andava por aí desprezando os outros, pisando nos outros, comendo as mulheres ainda crianças, fodendo com todo mundo. O homem é assim. Jesus nunca foi homem, eu sei. Talvez tenha sido mulher. Talvez nem tenha sido nada, talvez nem tenha existido. Não posso imaginar que alguém assim exista. Deve ter sido inventado. Mas eu não ligo, nunca liguei. Ele é melhor inventado. Mais puro. E ainda mais suave.

Como eu. Eu vou me transformando em criança de novo. Mas não naquela que foi marcada. Em outra. Antes. Fada, bailarina, professora de piano, borboleta.

Antes de tudo aquilo, muito antes, eu andava pelo céu. E esperava o tempo passar. Eu tinha fome e sono. Eu existia. Eu era uma estrela toda pronta. Uma espécie de silêncio. E ainda tinha asas.

Mas agora é verdade. Eu me transformo. Mas sem apagar os vestígios. Perdão não é esquecimento, é ferocidade. Fui apagada do mundo. Só posso existir como vento, como neblina, como suspiro, como saudade. Tudo o que não existe sou eu. Tudo o que se esconde sou eu. Tudo o que vomita e é violado sou eu. Tudo o que chora sou eu. Tudo o que espirra, tudo que sangra, tudo que verte. Tudo. Tudo o que vem depois do abismo sou eu.

A crucificada.

Depois de morta, esperei três dias amarrada na ponte, até ser encontrada. Ali, tudo já estava começando. A transformação.

A mulher que me encontrou era forte e boa. E trabalhava em uma das casas de prazeres da região. Ela me disse para agüentar. Ela me soprou seu nome. Sua vertigem. As mãos dela de fada. Ela me disse pra deixar de existir. Disse que era melhor assim. Não existir. Não chamar a atenção. Não sofrer, não sorrir, não olhar demais. Era assim. Pra nós, era assim.

Eu tinha seis anos. Desde então, vou com ela à missa, todos os dias. E arrumo a casa de prazeres. Todos os dias. Lavo e passo as toalhas. As roupas de cama. Os vasos de louça branca. As pias.

Há muitos anos que não existo. Só as putas me vêem. Eu vivo de merda e mijo alheio. De fomes diversas escancaradas. E vou existindo cada vez menos. Sumindo. Os homens que vêm por aqui me confundem com a louça da pia, com o barulho da chuva, com as bacias de roupa no quintal. Me confundem com as paredes, com os espelhos, com os penduricalhos do teto.

Eles não me vêem mais. Mas eu os vejo. Eles não sabem o que fazem, mas eu os desprezo mesmo assim. Eu limpo sua urina. Seu esperma. Seu susto. Vejo-os gritar, escondida por detrás das camas, através das janelas, dentro dos armários. Vou analisando os rostos, os gritos, as barbas, os cheiros.

Um dia, eu sei, eles virão. Os que me violaram. E eu os reconhecerei. Sei quantos foram. Eu já sabia contar. Sei como eram, como gritavam, como suavam ferozes.

Eu os reconhecerei. Um a um. Ou todos juntos. Eles virão. E eu os matarei.

Só então a transformação se completará. E eu poderei ser criança de novo.

Isso é um problema pra você?

Comentários

Anônimo disse…
Pungente.Cortante. Parabéns, Rebecca!
tainah disse…
Tua escrita me parece sair dançando levemente... saudade de te ler.


esses dias lendo muito manoel barros.. temos que falar disso.rs
Anônimo disse…
não tem problema não
Anônimo disse…
Você sabe o que faz, e eu admiro! E digo mais, isso não é problema pra mim. É pra você?

Beijos eutanásticos,

Daniel.
Rebecca M. disse…
Daniel, que saudades, sumido! Bom te ver de volta. Obrigada!

Vivi e Tainah, que delícia de elogios...

E já que não tem "problema"(rsrsrs!),Paulo, vou colocar outros textos desse "tipo" por aqui. Vc acredita que, no Brasil, de 2006 pra 2007, o número de casos de abusos contra crianças (que já era alto) simplesmente dobrou?! Não é o cúmulo? Eu queria uma escrita mais forte, mais dura, mais fatal... se tudo isso pudesse fazer alguma diferença...

Beijos a todos!
Anônimo disse…
se faz diferença pra você, faz pra nós também
Anônimo disse…
...!

Beijos,
Dani Gusmão.
martina disse…
bah.
que bom isso...

Postagens mais visitadas deste blog

Fazendo o balanço...

Em 2007, eu... Fiz novos amigos. Fiz o que pude pra guardar um tempinho para os velhos amigos, tão queridos... mas nem sempre consegui. Trabalhei bastante, mas sonhei ainda mais... Talvez demais. Tive pesadelos, mas acordei com alguém do meu lado... Senti muita falta da minha mãe. E mais ainda do meu pai. Falei a verdade. E me arrependi. Às vezes menti... Redescobri a Edith Piaf... e aprendi mais sobre arrependimentos. Tive muito medo, mas me socorreram a tempo... Saí da natação (mas pretendo voltar, juro!)... E engordei um pouco (eufemismos sempre são úteis). Vi dezenas (ou seriam centenas?) de filmes ótimos... E outros nem tanto... Vi duas peças magníficas! Rubros ... e Atrás dos Olhos das Meninas Sérias (se elas aparecerem em cartaz, corram pra lá!). Perdi a paciência... inúmeras vezes... Chorei de desespero... Mas me acalmei depois. Chorei de alegria - algumas vezes. Descobri o maravilhoso mundo encantado dos blogs... Descobri que toda vez que eu descubro algo novo, eu fico deslu

...

"Por esses longes todos eu passei, com pessoa minha no meu lado, a gente se querendo bem. O senhor sabe? Já tenteou sofrido o ar que é saudade? Diz-se que tem saudade de idéia e saudade de coração... Ah." Guimarães Rosa (GSV)

À maneira de Ulrica

Para Silk... Sobre ela, pouco se podia dizer. Dizia-se de sua pele comovente, expansiva em forças. Explosiva ternura. Dizia-se de sua beleza. De seus girassóis. Leveza vibrátil e ardente, tocada pelo fogo, marcada por seu inexaurível mistério. Dizia-se de sua febril intensidade. Seus olhos. Ardorosa meditação sobre a alegria. Dizia-se de sua vibração aquática, humores e fluidos em infatigável doçura. Dizia-se de sua proximidade com os ventos. De sua liberdade cantante de moça do ar. Dizia-se de sua densidade terrestre. Da disposição para o encanto. Das exigências do corpo. Das pernas. Falava-se, sempre e sempre, acerca da conformação sutil de seus quatro elementos. Caleidoscópicos. Sutis neblinares de tímida e rutilante orquestração. Dizia-se que era criança e mulher. E que podia ser encantadoramente nossa em certas noites de lua cheia. Ou quando do encontro de certos tipos de amuletos. E de suspensórios. E mais não se podia dizer. Porque seria sempre muito pouco. Para saber mais sobr